domingo, 5 de setembro de 2010

Até Que enfim, um anime brasileiro

É interessante analisar como pessoas de fora, no caso os japoneses, tem uma visão de como é nossa cultura.
Depois de passar por vários outros continentes, agora nossos amigos de olhos puxados, fizeram um anime pra gente, povo brasileiro.
O Rio de Janeiro foi escolhido para ser o cenário de Michiko e Hatchi, não só pelo fato de ter belas paisagens inspiradoras que podem favorecer a história policial do anime, mas pela infeliz fama que a cidade possui em outros países de ser a "marginal da sociedade brasileira", Sabemos que não é bem isso, particularmente gosto muito do rio de Janeiro, e não é só eu, mas também o COI(Comitê Olímpico internacional) escolheu o rio de Janeiro para sediar as olimpíadas de 2016, portanto: Não somos os vilões da história de forma alguma.
Acho que nós temos muito mais a oferecer do que mulatas gostosas, bandidos, traficantes e prostitutas que infelizmente descaracterizam nossas culturas e influências ótimas que temos na nossa história e comtemporaneamente nossos avanços socioeconomicos.
Porém voltando ao assunto, o estudio Manglobe(Eureka Seven, Samurai Champloo, Ergo Proxy)que produziu o anime não estudou nosso país como deveria, fez como o Wal Mart, Quando veio para o Brasil.
Assistindo o anime, percebo que há alguns clichês como divergência entre nossa cultura e a dos japoneses, por exemplo, quando as personagens entram na "favela" onde vivem há uma placa escrito "Bienvindo" e não "Bem Vindo", como é praticado aqui, por outro lado, se você perceber o Anime é escrito Michiko e Hatchi e não Michiko to Hatchi, como de costume no japão.
O anime conta da luta pela liberdade de Michiko e Hatchi que as mesmas buscam, sendo uma delas, caracterizada como uma "que sabe se lidar nas ruas" e outra uma como uma garota timida que fugiu do lar que não sabe se cuidar.
Ambas buscam uma vida melhor, e o autor do anime coloca situações dificéis que as meninas tem de passar na vida, mas ele sabe transformar bem esse "drama" em algo empolgante.
Se quiser assistir clique aqui para baixar o anime.
eu acho interessante outros "mundos" injetarem suas culturas próprias, em outros países, porém é importante pesquisar bem para que o mesmo seja bem aceito, lembro-me que quando era pequeno cresci assistindo super-campeões(Anime de futebol), e adorava ver o flamengo, o botago e corinthias, em um desenho que eu não sabia que era japonês, mas adorava pelo fato de saber que estava "adequado a minha cultura", por conhecer futebol e por conhecer os times.


Para quem quiser saber mais Site oficial: http://www.michikotohatchin.com/ 

19 comentários:

  1. Na verdade o anime não se passa no rio

    se passa em varias cidades do Brasil

    principalmente as do nordeste e depois para o rio
    e tb o anime se passa em uma época mais antiga creio q entre 1990 ou menos, onde q nao tem nada aver com o brasil de agora.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse anime completo faz mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
  3. aff...faiz mto tempo q tem esse anime.

    ResponderExcluir
  4. É ingenuidade falar que no Brasil não existe pobreza, criminalidade e preconceito. A gente não pode negar e muito menos esconder isso, nós sabemos muito bem como que é o Rio de Janeiro, por exemplo. A unica coisa que eu acho ruim mesmo é quando qualquer filme (no caso animê), confundem que nós tbm falamos espanhol e isso pra mim é que é falta de informação. Do resto a gente não pode fazer nada pq eles estão certos.

    ResponderExcluir
  5. mimimi, a gente faz pouco caso das culturas estrangeiras tambem.

    ResponderExcluir
  6. "mas pela infeliz fama que a cidade possui em outros países de ser a "marginal da sociedade brasileira", Sabemos que não é bem isso"

    Olha, nao é por nada não, mas eu tbm conheço bem o Rio de Janeiro, e a realidade não passa longe disso não. Lá tem coisas belissimas sim, e pessoas educadas e boas sim, mas não dá pra negar a criminalidade e a corrupção que acontece por lá e em outras regiões do país, que não é pouca. Por isso não acho que a visão que os outros paises têm do nosso, especialmente do Rio, seja tão distorcida assim. Quanto ao anime, parece ser bom, com personagens carismáticos; vou baixar depois.

    ResponderExcluir
  7. não é ingenuidade falar q no brasil não existe pobreza, todos nós sabemos dos "nossos" problemas. ja ouviu o ditado q diz q roupa suja se lava em casa? é pq é chato pessoas de fora ficarem apontando os nossos problemas sendo q eles têm os deles tbm. isso tem nome: "etnocentrismo"

    e o outro aí q a gente faz pouco caso de culturas estrangeiras, se vc não sabe o Brasil é o país q mais recebe cultura de paises de fora e faz isso com muito respeito, ou vc nunca parou pra v as influencias alemã no sul, japonesa em são paulo, africana no Brasil inteiro, francesa na nossa lingua, italiana na comida, holandesa em pernambuco, entre outras...

    acho q vc vive em outro Brasil

    ResponderExcluir
  8. Opa Super Legal essa noticia, realmente estava mais que na hora. Abraços

    ResponderExcluir
  9. os unicos que falam mau do Brasil são os balofinhos filhos da puta dos norte americanos.
    pq a Russia e Coreia do norte não vareram o Eua do mapa.

    ResponderExcluir
  10. Lol. Até que enfim? Esse anime é bem antiguinho viu?

    ResponderExcluir
  11. Cara a gente vive num mundo globalizado, se um cara aqui no Brasil peida, lá na Russia o outro vai sentir! Ñ é questão de ficar apontando defeito dos outros e rindo ñ, ou vc nem liga por exemplo, quando ouve falar em fome na Africa? Em Tsunami na Tailândia? Em furacão nos EUA?
    E outra, brasileiro ñ é burro ñ! Nós temos preconceito com nós mesmos e com os nossos vizinhos latino-americanos. Ou vc acha q brasileiro trata melhor um italiano ou um boliviano? Um alemão ou um chileno? Um francês ou um peruano? Isso aí é outra ingenuidade... Achar q alguem vai tratar um cara super bem só pq ele veio de outro país, as pessoas olham primeiro de q país ela veio!
    Quem aqui vive em outro "Brasil" é vc... Brasileiro bonzinho é lenda, é um dos povos mais imbecis da face da terra! Como exemplo nosso amigo "Weslley" que chamou os norte americanos de "filhos da puta", prefiro os americanos q amam realmente o seu país do q os brasileiros q fingem amar esse lixo...

    ResponderExcluir
  12. o Bin Laden também ama os EUA.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade o nome do anime é Michiko to Hatchin e não Michiko to Hatchi. Ótimo post o seu garoto.

    ResponderExcluir
  14. Originalidade è só Japonês.. bando de Poser do crl

    ResponderExcluir
  15. o anime é brasileiro com nome de outra lingua?

    ResponderExcluir
  16. se a porra do anime é do brasil pq um nome japones
    TOmá no KKKKKKU

    ResponderExcluir
  17. caraca,
    o anime eh japones e NAO se passa no Brasil!

    é so uma cidade ficticia com uma estetica latina, tem um pouco do brasil mas tem muito dos outros paises "chicanos" tb

    ResponderExcluir